17 de janeiro de 2011

REDE GLOBO X EVANGÉLICOS

Rede Globo pede arrego ao falar bem de evangélicos no Jornal Nacional

by Administrador do Blog por PAULO TEIXEIRA

MORDENDO E ASSOPRANDO
Desde a sua fundação, há mais de 40 anos, a Rede Globo  tem desdenhado  os evangélicos, e isto não é novidade para ninguém. Agora, para tentar conter a queda vertiginosa de  audiência para a Record e outras emissoras, e com o crescimento quantitativo do número de evangélicoas,  a emissora finge se aliar aos que sempre tratou como “zé povinho”.
Com uma benevolência estranha, durante esta semana a Globo tem mostrado, no Jornal Nacional, uma série de reportagens sobre obras sociais de igrejas evangélicas presentes no Brasil.
Não é sem propósito a posição adotada pela direção jornalística  ao fazer estas matérias.
Quem não se lembra da novela “Duas Caras”, na qual a personagem Edivânia (Susana Ribeiro) comandava uma tentativa de linchamento do triângulo amoroso formado pelos personagens Dália (Leona Cavali), Bernardinho (Thiago Mendonça) e Heraldo (Alexandre Slaviero). A Globo foi acusada abertamente de incitar o preconceito contra evangélicos. Há um detalhe: em nenhum momento a novela usou a palavra “evangélico”, embora era óbvio que Edivânia pertencesse à corrente evangélica.
O portal Terra publicou, em março de 2008, sobre a polêmica novela:
Revolta com paus e pedras
A cena de Duas Caras começou calma quando Dália (Leona Cavalli) comentou com Heraldo (Alexandre Slavieiro) o quanto era feliz em morar na Portelinha. Ironicamente, uma pedra quebrou a janela da casa. Heraldo pensou que era brincadeira dos moleques da favela, saiu para ver o que era e se assustou com a multidão enfurecida armada com paus e pedras preparada para linchar o trio.
“Vou tirar o demônio do seu corpo e vai ser a pau e pedra”, gritou Edivânia que comandava os revoltosos.
Bernardinho e Ezequiel (Flavio Bauraqui) ainda tentaram acalmar os ânimos. “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra!”, gritou o pastor. Nem assim Edivânia se intimidou e atirou uma pedra na cabeça de Dália. Sangrando, ela fogiu pelos fundos e acabou dando à luz no meio do mato.
Enquanto isso, Bernardinho, Heraldo e até Carlão (Lugui Palhares), que foram vistos aos beijos pela fanática religiosa, são espancados pela multidão. O salvador do trio foi Juvenal (Antonio Fagundes) que chegou dando tiros para o alto, dispersando os linchadores“.
Com a nova tática de ‘morder e assoprar‘, a Rede Globo vem tentando ganhar aqueles evangélicos menos atentos à sua artimanha.
Vejamos um pouco a cronologia recente das “mordidas e assopradas”:
1) Entre 1º de outubro de 2007 e 31 de maio de 2008 deu-se a exibição da novela Duas Caras. A Rede Globo, para fisgar muitos evangélicos, colocou na trilha sonora da novela, uma música cantada pela cantora evangélica Aline Barros (ASSOPRO). E, debochando descaradamente dos evangélicos, em março de 2008 exibiu a cenas descritas no texto ‘revolta com paus e pedras’, acima. (MORDIDA).
2) Após a mordida de março, ela assopra novamente, em abril, exibindo no Programa Fantástico, o trabalho realizado pelo Pastor assembleiano Marcos Pereira, ao evitar a morte de diversos traficantes. (Assista o vídeo).
3) Após a ‘assoprada’ acima, a Globo ‘morde’ novamente, desta vez em 31 de outubro de 2008, na estréia do seriado “O Pai, ó”.  Tal provocação aos evangélicos neste seriado, levou o jornalista Carlinhos Medeiros a criticar, em seu blog ‘Bodega Cultural‘, a posição da emissora:
A Rede Globo e suas formas obtusas de lidar com perdas
A Globo perdeu sua hegemonia há tempos, disto eu não tenho dúvida. Sua liderança foi sumariamente abalada pelo crescimento da TV do Bispo Macedo, a Rede Record — mas também pela mudança geopolítica nos estados brasileiros, antes dominados pela direita rubiosa deste país.
Há tempos eu não via TV, mas, ontem (31), enquanto pensava no que escrever para este sábado de sol, fui atraído pela música do carlista Caetano Veloso “O Paí ó” se esgüelando na sala sem espectador, e fui até lá averiguar do que se tratava. Como gosto muito do ator Lázaro Ramos e o tema, coincidentemente, foi vivido por mim quando da minha curta incursão pela música na ocasião do lançamento do CD Lua Rara, resolvi assistir.
Só que, na realidade, nas entrelinhas, havia uma tentativa velada de desmoralizar os evangélicos. Ou seja, o tema nada tinha a ver com a difícil missão de se viver de arte neste país. O imbróglio se desenrolava em torno de uma nota de 50 que um pastor foi “solicitar” a uma irmã para ajudar nas despesas de um evento na Igreja.
Mesmo a irmã tendo mostrado suas dificuldades, o pastor não abriu mão de sua oferta, e citou o evangelho de Jesus Cristo quando diz: “Se quiseres vir após mim, vende tudo quanto tens, distribuí entre os pobres e segue-me”, para convencê-la.
4) Agora vem novamente a Globo ‘assoprando’, fazendo apologia ao trabalho das igrejas evangélicas.

Quando e como será a próxima mordida?

. . .
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que todos nós possamos ser mais SELETIVOS ao assistirmos televisão!

Lembre-se que existe o "controle remoto" para trocar de canal quantas vezes forem necessárias ou simplesmente usar as teclas POWER e OFF - respectivamente LIGA e DESLIGA quando não acharmos "nada que preste"!

Que nós, evangélicos saibamos ao mesmo tempo respeitar e ser respeitados! 
Exigir respeito pela nossa crença!

Procure assistir mais canais culturais, educativos, de notícias e cristãos! Como por exemplo a CULTURA, TV SENADO, RECORD, RECORD NEWS... (É claro, também escolhendo programas decentes!!!)

E que saibamos usar sabiamente o CONTROLE REMOTO!!!

Missionária: Kátia Tribiolli
e-mail: miss.katiatrib@gmail.com
msn: correa.katia@ig.com.br
twitter: http://twitter.com/katiatrib
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto extraído do site: Holofote.net
link: http://holofote.net/2009/05/27/rede-globo-enaltece-evangelicos-no-jornal-nacional/
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


  Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls