21 de abril de 2011

PÁSCOA – ORIGEM, HISTÓRIA E ENTENDIMENTO

JESUS CRISTO É O CORDEIRO SANTO
DA NOVA ALIANÇA!

A  palavra Páscoa originou-se do hebraico Pessach, que significa passagem. É originalmente um termo usado para referir-se a passagem do tempo de escravidão dos judeus para a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito chegando à Terra Prometida.

Na primeira Páscoa DEUS orientou que seu povo deveria imolar um cordeiro por família. Ele deveria ser macho de um ano e sem defeito. O cordeiro representava JESUS – o Salvador que haveria de vir. O sangue do cordeiro aspergido nas portas era o sinal da casa dos cristãos, para que Deus ferisse somente os primogênitos, desde os homens até os animais daqueles que adoravam os falsos deuses (o povo egípcio). Porque as nove pragas anteriores não haviam surtido efeito no coração do faraó para que libertasse o povo de Israel.

O sinal da casa dos cristãos era para a décima praga não cair sobre o seu próprio povo. Foi a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípicios. Então o faraó libertou o povo de Israel da escravidão e os deixou partir.

E Deus instituiu a Páscoa como lembrança da libertação do seu povo da terra do Egito para a Terra Prometida para aquela e todas as próximas gerações. Esta  instituição da Páscoa está narrada em ÊXODO 12:1-18. 

OBSERVAÇÃO: Os judeus ainda hoje celebram esta páscoa, porque eles não reconhecem JESUS como o MESSIAS prometido!

Os cristãos católicos celebram a semana santa, com a missa do lava-pés, a sexta-feira santa e com as procissões de encontro de Maria com Jesus no caminho para o calvário. Teatros e encenações desde o condenamento de Jesus até a morte na cruz encerrando com a ressurreição! Baseiam-se nos textos LUCAS 22 até LUCAS 24. Celebram o sábado da aleluia quando as mulheres vão para ungir o corpo de Senhor e não O encontram. O anjo do Senhor lhes aparece e lhe diz que Ele já ressuscitou como havia prometido. O evangelho de sábado é baseado em MATEUS 28:1-10 e a ressurreição de Jesus (no domingo) é a narrada em JOÃO 20:1-18. Eles celebram a ressurreição como a passagem de JESUS da morte para a vida. A morte de JESUS na cruz seguida de sua ressurreição. Mas também mantém o costume pagão de associar a Páscoa com coelhos e ovos de chocolate. E isto os fazem tirar o foco de CRISTO, mudando-o para o comércio de ovos de chocolate. Dizem que o coelho é símbolo de fertilidade e que o ovo representa a vida nova. Nota-se que este costume pagão está presente entre os fiéis desta e de outras denominações que não entendem o verdadeiro significado Pascal.

Àqueles que ainda não entendem o o verdadeiro sacrifício pascal de Cristo, DEUS te chama hoje e te diz: “Se o meu povo, que se chama por meu nome, se humilhar e orar, e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” - II Crônicas 7:14

Para os cristãos evangélicos: Cristãos que aceitam somente JESUS como seu Salvador, rejeitando todo e qualquer artifício para se chegar ao Pai, JESUS é o cordeiro santo e perfeito que DEUS enviou ao mundo para morrer por nós, levar sobre si os nossos pecados, descer à mansão dos mortos e ressuscitar ao terceiro dia.  JOÃO BATISTA nos apresentou JESUS como o cordeiro santo que seria imolado representando o amor do PAI por nós: “No dia seguinte viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” - JOÃO 1:29 [grifos meus]

Somente JESUS poderia ser o cordeiro santo de DEUSo sacrifício perfeito que nos reconciliaria com o PAI, tornando-se o ÚNICO INTERCESSOR entre nós e DEUS. Pois aqueles que O aceitam como seu Salvador, obtém o perdão de seus pecados, quando, com o coração contrito, pedem perdão dos seus pecados diretamente a DEUS por intermédio do Senhor JESUS.

JESUS CRISTO veio trazer ao mundo a NOVA ALIANÇA. Antes éramos escravizados pelo jugo do pecado, mas, convertidos em JESUS, temos vida nova e vida em abundância. E o próprio CRISTO mandou-nos celebrar a NOVA ALIANÇA participando da comemoração do seu corpo e sangue. Ele mesmo celebrou a última Páscoa juntamente com seus discípulos, instituindo a SANTA CEIA. Leia: LUCAS 22:14-18.

E a SANTA CEIA nos traz à memória a NOVA ALIANÇA em Cristo Jesus, pois toda vez que a tomamos, nos lembramos da entrega do Corpo e Sangue do Senhor Jesus por nós, os remidos, até que Ele venha para buscar a sua igreja. Paulo explica à igreja de Corinto como e porque devemos participar da Ceia do Senhor: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o cálice da nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” - 1 CORÍNTIOS 11:23-26. [grifos meus]

Saiba que Cristo estabeleceu a Nova Páscoa, porque ELE É A NOSSA PÁSCOA: “Lançai  fora o fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” - 1 CORÍNTIOS 5:7 [grifo meu]

E também porque ELE É O NOSSO LIBERTADOR: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes não éreis povo, mas agora, sois povo de Deus que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” - 1 PEDRO 9-10. [grifos meus]

Feliz Páscoa!

“Respondeu-lhe JESUS:
Eu sou O Caminho, e A Verdade e A Vida;
ninguém vem ao Pai senão por mim.”
 JOÃO 14:6

Missionária: Kátia Tribiolli
------------------------------------------------------------------------
FONTE(S):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls