17 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO #4 – Parte 2

OS MANDAMENTOS DO SENHOR SÃO PARA SEREM CUMPRIDOS
Parte 2

"E deu o homem o nome de Eva a sua mulher,
por ser a mãe de todos os seres humanos.”
GÊNESIS 3:20

Vemos que a mulher comeu do fruto “proibido” e, agindo assim, desobedeceu ao mandamento de Deus: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás.” GÊNESIS 2:16-17, do qual ela tomou conhecimento através de Adão, seu marido.

Quando a mulher come o “fruto proibido”, ela trocou seu relacionamento com Deus para experimentar uma alegria momentânea. Então surgiram as conseqüências do pecado:

1ª. Grande Conseqüência: O Pecado nos faz fugir ou “tentar” escondermos da presença grandiosa de Deus: “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.” – GÊNESIS 3:8

Observe que o MEDO é conseqüência do pecado: “Ele [Adão] respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi.” – GÊNESIS 3:10

E quando DEUS pede uma explicação a Adão a atitude dele é de transferir sua culpa para a mulher: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi.” – GÊNESIS 3:12

DEUS cobra da mulher e ela também tenta transferir sua culpa para a serpente, assumindo apenas parte da culpa: “Disse o SENHOR Deus a mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou e eu comi.” – GÊNESIS 3:13

É necessário, irmãos e irmãs, que cada um de nós assuma a sua própria culpa, sem tentar transferir a culpa ou “parte da culpa” para outra pessoa. Precisamos admitir os nossos próprios erros e pedir perdão por cada um deles a Deus!

Conseqüência do pecado para a mulher: “Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.” – GÊNESIS 3:16

Conseqüência do pecado para o homem: “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos*, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” – GÊNESIS 3:17-19

Observe que o pecado de Eva atingiu somente ela e as mulheres.
Já o pecado de Adão atingiu o homem, a terra e toda a humanidade!

OUTRA CURIOSIDADE:
Porque temos medo da morte?
Resposta: Porque não fomos criados para morrer! A morte física é a conseqüência pelo pecado ter entrado no mundo através das atitudes da serpente, da Eva e de Adão. Pois todos eles desobedeceram ao mandamento de Deus.

Então, para nos livrar da morte espiritual - a qual Adão e Eva experimentaram – DEUS em seu grandioso amor e compaixão por nós promete enviar seu filho JESUS: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” – GÊNESIS 3:15. Esta passagem refere-se à segunda parte do castigo que a serpente recebeu, logo após DEUS amaldiçoá-la.

Portanto, a única solução que DEUS nos providenciou para nos livrar do peso dos nossos pecados, foi: enviar seu próprio filho JESUS para morrer na cruz do calvário por amor a nós para que todos aqueles que NELE crerem e o aceitarem como seu Único e Suficiente Salvador não pereçam, mas sim recebam a vida eterna: conforme o texto de JOÃO 3:16.

Se você ainda não aceitou JESUS como seu ÚNICO SALVADOR, acesse: http://t.co/x8Kzn2I

Por tudo isto irmãos, é necessário que vocês, HOMENS, sejam o Sacerdote da casa.

Ser sacerdote da casa significa:
* Servir a DEUS em primeiro lugar, com amor e gratidão.
* Governar bem sua mulher, seus filhos, seu lar e seus bens.
* Dar e demonstrar amor especialmente à sua esposa.
* Suprir todas as necessidades básicas da mulher, dos filhos e da casa.
* Deixar JESUS habitar o seu coração e manter a ordem estabelecida por DEUS, sempre obedecendo aos seus mandamentos e cuidando para que todos em seu lar obedeçam as Leis do Senhor.
* Agindo assim: sua mulher se será submissa e seus filhos os honrarão e obedecerão ao SENHOR.

“Maridos, amai a vossa mulher,
como também Cristo amou a igreja,
e a si mesmo se entregou por ela,
para que a santificasse,
tendo-a purificado por meio da lavagem de água,
pela palavra, para a apresentar a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,
nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Assim também os maridos devem amar a sua mulher,
como ao próprio corpo.
Quem ama a esposa a si mesmo se ama.”
EFÉSIOS 5:25-28

Maridos: amem sua mulher como Cristo amou a igreja.
Mulheres: sejam colaboradoras e cooperadoras da missão de seu marido.
Filhos: respeitem seus pais.

Que toda família brasileira possa ser abençoada e cuidada por Nosso Único e Soberano Deus.
Que ELE guie e proteja a cada um de nós!

A paz do Senhor a todos!

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
Estudo Bíblico ministrado pelo Evangelista Wesley Corrêa Oliveira
no dia 12/09/2010  em uma EBD - Escola Bíblica Dominical
na IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil de Fronteira – MG
Anotado e formatado aqui por mim: Kátia Tribiolli
* cardos e abrolhos = terremotos, maremotos, tempestades, secas, excesso de chuva, vulcões. É a natureza sofrendo as conseqüências do pecado de Adão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls