8 de julho de 2011

MINISTRANDO #9 - Parte 2

AMAR –  É O NOSSO DESAFIO DE TODOS OS DIAS!
Parte 2

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor,
estes três; porém o maior destes é o amor.”
1 CORÍNTIOS 13:13

O amor é o maior dos sentimentos: dentre o amor, a fé e a esperança, o amor é maior. Paulo nos ensina no capítulo 13 do livro de Coríntios que O AMOR É DOM SUPREMO! É preciso que saibamos amar uns aos outros!

Continuando o resumo do livro: O DESAFIO DE AMAR, escrevo o resumo dos 20 últimos dias:

21º. DIA – O AMOR É SACIADO EM DEUS: “O amor lhe guiará constantemente; satisfará os seus desejos.” – ISAÍAS 58:11.
DESAFIO DO DIA: Separe um tempo para orar e ler a Bíblia. Leia um capítulo de PROVÉRBIOS a cada dia ou um capítulo dos evangelhos: MATEUS, MARCOS, LUCAS, JOÃO. Enquanto lê mergulhe no amor e nas promessas de Deus para você.

22º. DIA – O AMOR É FIEL: “E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e, conhecerás ao Senhor.” – OSÉIAS 2:20.
DESAFIO DO DIA: Amar é uma escolha, não um sentimento. Escolha estar comprometido a amar mesmo que seu cônjuge tenha perdido o interesse em receber o seu amor. Diga a ela hoje: “Eu amo você e ponto final. Eu escolho amar você mesmo se você não me amar em troca.”

23º. DIA – O AMOR SEMPRE PROTEGE: “[O amor] tudo sofre.” – 1 CORÍNTIOS 13:7.
DESAFIO DO DIA: Remova qualquer coisa que esteja atrapalhando seu casamento. Qualquer vício ou influência que esteja se infiltrando em seu amor e afastando você de seu cônjuge.

24º. DIA – AMOR VS. COBIÇA: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” – 1 JOÃO 2:17.
DESAFIO DO DIA: Acabe com a cobiça agora. Remova-a da sua vida. Ela deve ser destruída e exterminada – HOJE – e substituída pelas promessas de Deus e por um coração cheio do seu perfeito amor.

25º. DIA – O AMOR PERDOA: “O que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo.” – 2 CORÍNTIOS 2:10.
DESAFIO DO DIA: Seja o que for que você ainda não perdoou em seu cônjuge, perdoe hoje. Esqueça. Devemos pedir a Deus para ajudar-nos a “perdoar os nossos devedores” a cada dia também. A falta de perdão mantém afastados você e ele(a), diga de coração: “Eu escolhi te perdoar.”

26º. DIA – O AMOR É RESPONSÁVEL: “Quando julgas, (...) te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, pratica o mesmo.” – ROMANOS 2:1.
DESAFIO DO DIA: Reserve um tempo e ORE pedindo perdão a Deus pelas áreas da sua vida que tem errado. Humilhe-se e admita-os ao seu cônjuge. Faça com sinceridade e peça perdão a ele(a) também. Assuma sua responsabilidade em amar mesmo que a pessoa responda com críticas.

27º. DIA – O AMOR ENCORAJA: “Guarda a minha alma, e livra-me; não seja eu envergonhado, porque em ti me refugio.” – SALMOS 25:20.
DESAFIO DO DIA: Elimine de sua vida todas as expectativas erradas. Pense em uma área em que seu cônjuge tenha dito que você está esperando muito e diga a ela que está arrependido(a) de ter exigido muito dela. Prometa que procurará entendê-la.

28º. DIA – O AMOR SE SACRIFICA: “Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” – 1 JOÃO 3:16.
DESAFIO DO DIA: Descubra a maior necessidade do seu cônjuge. Supra uma necessidade dele(a) através de um ato corajoso de sacrifício da sua parte. Faça o que puder para suprí-la.

29º. DIA – A MOTIVAÇÃO DO AMOR: “Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.” – EFÉSIOS 6:7.
DESAFIO DO DIA: Antes de ver seu cônjuge, ore por ele (ela) e por suas necessidades. Diga “EU TE AMO” sendo fácil ou difícil. Agradeça a Deus o privilégio de amar esta pessoa – em oração.

30º. DIA – O AMOR TRAZ UNIDADE: “Pai santo, guarda-s no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” JOÃO 17:11.
DESAFIO DO DIA: Perceba uma área que haja divisão em seu casamento e por isto. Peça que Deus revele o que atrapalha o relacionamento de vocês – em oração.

31º. DIA – O AMOR E O CASAMENTO: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.” – GÊNESIS 2:24
DESAFIO DO DIA: Rompa relacionamentos que atrapalham seu casamento, sejam quais forem, especialmente com seus pais. Confesse à pessoa e desapegue-se de qualquer outro “relacionamento” que atrapalhe vocês.

32º. DIA – O AMOR SATISFAZ AS NECESSIDADES SEXUAIS: “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.” – 1 CORÍNTIOS 7:3.
DESAFIO DO DIA: Se possível, relacione sexualmente com seu marido (sua esposa) HOJE. Faça isto de maneira a honrar seu cônjuge. Peça a Deus para que este momento seja agradável para os dois.

33º. DIA – O AMOR COMPLETA UM AO OUTRO: “Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?” – ECLESIASTES 4:11.
DESAFIO DO DIA: Reconheça que seu cônjuge é essencial para um futuro de sucesso. Diga a ele(a) hoje que o(a) incluirá em suas próximas decisões e que você precisa da opinião dele(a). Se ignorou idéias dele(a) no passado, admita seu descuido e peça para que ele(a) te perdoe.

34º. DIA – O AMOR CELEBRA A DEUS: “[O amor] Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade.” – 1 CORÍNTIOS 13:6.
DESAFIO DO DIA: Encontre um exemplo específico e recente de quando seu cônjuge demonstrou o caráter cristão de forma notável. Elogie-o verbalmente por isto em algum momento do dia.

35º. DIA – O AMOR PRESTA CONTAS: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” – PROVÉRBIOS 15:22.
DESAFIO DO DIA: Busque um conselheiro para casais – alguém que seja um cristão firme e que será honesto e amoroso. Se você sente que o aconselhamento é necessário, então dê o primeiro passo para marcar o primeiro encontro. Peça a Deus para direcionar o processo, suas decisões e te dar discernimento.

36º. DIA – O AMOR É A PALAVRA DE DEUS: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” – SALMO 119:115
DESAFIO DO DIA: Assuma o compromisso de ler a Bíblia todos os dias. Pode usar um livro devocional como guia. Convide seu cônjuge para lerem juntos. Submeta cada área da sua vida à direção da palavra de Deus e comece a construir a sua vida e o seu casamento na rocha.

37º. DIA – O AMOR CONCORDA EM ORAÇÃO: “Se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.” MATEUS 18:19.
DESAFIO DO DIA: Convide seu cônjuge para orarem juntos. Identifiquem o melhor momento do dia para isto. Durante este tempo coloque suas preocupações, discórdias e necessidades diante do Senhor. Agradeça a Deus pela provisão e pelas bênçãos. Mesmo que ore sozinho(a), (seu cônjuge se recuse a orar junto), decida ter esse tempo de oração diariamente.

38º. DIA – O AMOR REALIZA SONHOS: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” – SALMOS 37:4
DESAFIO DO DIA: Identifique o que seu cônjuge iria querer se fosse possível obter. Ore por isto a Deus e comece a traçar um plano para atender alguns (ou todos ) os desejos dele(a) em todos os níveis possíveis.

39º. DIA – O AMOR PERMANECE: “O amor nunca perece.” – 1 CORÍNTIOS 13:8.
DESAFIO DO DIA: Ore sozinho(a), depois escreva uma carta de comprometimento ao seu cônjuge. Explique a razão porque se compromete com este casamento até a morte e que decidiu amá-lo(a) não importam as razões. Deixe-a em um lugar onde seu cônjuge possa encontrá-la.

40º. DIA – O AMOR É UMA ALIANÇA: “Porque aonde quer que tu fores, irei eu; onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.” – RUTE 1:16.
DESAFIO DO DIA: Escreva novas promessas assim como você fez no dia do casamento. Guarde-as em algum lugar da casa. Você pode, também, renovar as promessas diante de um ministro e com a família presente. Faça delas um testamento vivo do valor do casamento aos olhos de Deus e da grande honra de ser um com seu cônjuge.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Se você realizar o DESAFIO DE AMAR – 40 DIAS até aqui (40º. DIA), convido-o(a) a escrever um comentário no formulário sobre como se sente por renovar seu casamento e estabelecer novas promessas. Conte se fez a sós,  em família ou na presença de um ministro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

“[O amor] tudo sofre, tudo crê, 
tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba.”
1 CORÍNTIOS 13:7-8

OUSE AMAR!

Fique com o Amor do Pai, a Paz que Jesus nos deixou e deixe o Espírito Santo agir em você!

Missionária: Kátia Tribiolli
e-mail: miss.katiatrib@gmail.com
msn: correa.katia@ig.com.br 
twitter: http://twitter.com/MinistrAmorDeus
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Um breve resumo sobre o livro: O DESAFIO DE AMAR -
Stephen Kendrich  Alex Kendrich
com Lawrence Kimbrough (tradutor)
Originalmente publicado em inglês com o título: THE LOVE DARE
Stephen  Kendrich & Alex Kendrich
www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls