31 de julho de 2011

REFLEXÕES # 12

SANTA CEIA

Leitura indicada:
1 CORÍNTIOS 11:23-29

Versículo Base:
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice”
1 CORÍNTIOS 11:28

Um dos momentos mais esperados na igreja onde sirvo é a Santa Ceia. Todos na comunidade aguardam ansiosamente o domingo em que todos juntos repartiremos o pão e o fruto da videira. Jesus nos deixou a Ceia como lembrança e anúncio da sua morte e ressurreição.

O sangue de Jesus derramado na cruz demonstra que nenhum outro sangue precisa ser derramado para que a ira de Deus seja aplacada. O sacrifício de Jesus é perfeito. Na cosmovisão do Antigo Testamento, o sangue representa a vida da pessoa. Ao nos oferecer o fruto da videira como seu sangue, Jesus nos oferece sua própria vida. Quem beber com fé nesse sacrifício de Jesus compartilha a vida eterna.

O pão, por sua vez, é o alimento básico da dieta dos israelitas, e continua hoje sendo um alimento básico para nós. Ao redor da mesa temos comunhão. Cada um pode tomar uma parte do que se reparte ali. Todos somos parte do corpo de Cristo e comemos do pão que nos é dado como corpo de Cristo. Passamos pela a participar efetivamente da comunhão dos crentes em Jesus, da Igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra.

Na Santa Ceia nos é demonstrado, portanto, o perdão de Deus, a vida eterna com Cristo, e a comunhão com Deus e com os nossos irmãos. Porém, para que isto se torne uma realidade na minha vida, preciso antes examinar a intenção do meu coração.

Se eu desejar firmemente ser parte deste corpo, se eu crer que o que está sendo oferecido é a graça do próprio Deus, então sou digno de comer e beber. Entretanto, aquele que come sem em Jesus, ou duvidando do poder de Deus, come apenas para sua condenação.*

Jesus se oferece inteiramente a nós,
corpo e sangue, para nos dar um novo corpo
e uma nova vida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEMBRE-SE:
JESUS morreu por ti e por mim. Ele quer alcançar o teu coração! Recebê-lo(a) em seu lar. Deixe-O fazer morada em seu coração! Aceite-O como seu Salvador pessoal.

Jesus te convida a participar da Santa Ceia. A Santa Ceia é um momento de comunhão. E comunhão não é simplesmente o ato de participar da Santa Ceia, mas sim o de vivermos unidos e em união nos preocupando uns com os outros e orando pelos nossos irmãos e irmãs.

A Santa Ceia é o momento principal do culto. Ela nos lembra a morte do Senhor Jesus e participando dela, celebramos a vinda de Cristo até que Ele venha.

Jesus nos deixou a Santa Ceia como mandamento: “Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.” – MATEUS 26:2-29.

FAÇA PARTE DO CORPO DE CRISTO! PARTICIPE DA SANTA CEIA!

A Santa Ceia é a comunhão dos santos, daqueles que, lavados e remidos pelo sangue do cordeiro, recordam a sua morte e proclamam a sua vinda até que ele venha!

“Por semelhante modo, depois de haver ceado,
 tomou também o cálice, dizendo: Este cálice
é a nova aliança no meu sangue;
 fazei isto em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão
e beberdes este cálice, anunciais
a morte do Senhor, até que ele venha.”
1 CORÍNTIOS 11:25-26

Cristo te chama hoje! Venha participar da Ceia do Senhor!

A paz do Senhor.

Missionária: Kátia Tribiolli
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte(s):
* TEXTO do livro: PÃO DIÁRIO ®
O livro de leituras devocionais diárias no. 14
Copyright © Rádio Trans Mundial
Autor: Alexander Stahlhoefer, Timbó  - SC
Meditação para o dia 10/02/2010.
(GRIFOS, SUBLINHADOS E NEGRITOS MEUS)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls