28 de agosto de 2011

MINISTRANDO #12

DEVO HONRAR PAI E MÃE SEMPRE?

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem 
os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”
ÊXODO 20:12

Deus nos deu entre os dez mandamentos o mandamento de honrar pai e mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Deus promete prolongar os dias de vida na terra a todos aqueles que cumprirem este mandamento. “Honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” – EFÉSIOS 6:2-3.



Este mandamento é muito importante e deve ser seguido e obedecido por todos os filhos e filhas. É agradável ao Senhor que os filhos honrem seu pai e sua mãe. É a ordem estabelecida por Deus para a família.



Porém, a mesma Bíblia que ensina que os filhos devem honrar pai e mãe, também ensina que os pais não devem fazer seus filhos se irarem: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” – EFÉSIOS 6:4.



Deus em sua soberania sabia que muitos pais poderiam em sua arrogância “se aproveitar” do versículo que ensina o mandamento de honrar pai e mãe, por isto, no texto de EFÉSIOS complementou e explicou claramente como deve ser o relacionamento entre pais e filhos.



Mas, o que significa exatamente HONRAR?

1. Fazer honra a. Conferir honras a. (dicionário online PRIBERAM).

2. Reverenciar, tratar com respeito, venerar. (dicionário online MICHAELIS).

3. Prestar honra e respeito a: honrar os sábios. Venerar, reverenciar: honrar pai e mãe (dicionárioweb)

4. Conferir honras a. Respeitar. Venerar. (wikicionário)



Considerando o contexto e ensino bíblico que ensina que reverenciar e venerar só se deve a Deus, compreendemos que o melhor significado para honrar é RESPEITAR.



Ou seja HONRAR os pais significa RESPEITAR os pais. Quando criança, aprendemos que devemos obedecer aos pais, porque a criança ainda está por aprender seus valores. Obedecer é uma boa tradução para honrar, mas não a mais indicada. A criança, o jovem e o adolescente devem obedecer aos pais. Porém, há ocasiões em que devemos RESPEITAR nossos pais.



E qual a diferença entre obedecer e respeitar? Obedecer é obedecer incondicionalmente, mas respeitar é compreender a visão do outro, sem de fato obrigá-lo a pensar igual, procurando não desagradar, se possível.



Considerando o título do artigo, pergunto: DEVO HONRAR PAI E MÃE? A resposta é: SIM!!! Deve-se honrar pai e mãe, que significa obedecer e respeitar!



Àqueles ou àquelas que ficam na dúvida se devem honrar pai e mãe quando se convertem, porque os seus pais ainda não são convertidos à Jesus, por saberem que eles ainda não estão no caminho de Deus, lembre-se que a Bíblia diz: “honrar pai e mãe” a Bíblia não diz: “honrar pai e mãe convertidos e/ou evangélicos”.



Mas a pergunta do artigo é: DEVO HONRAR PAI E MÃE SEMPRE? A resposta é: NÃO!!!



A própria Palavra de Deus esclarece esta situação, especialmente no ensino dos dez mandamentos, porque o 1º. Mandamento diz: “Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.” – ÊXODO 20:1-3.



Ou seja, amar a Deus deve estar acima de todas as coisas, de tudo e de todos, inclusive o nosso amor a Deus deve ser maior do que o nosso amor aos nossos pais. Deus nos prova o nosso amor por Ele ensinando das dificuldades do tempo da apostasia* e ensinando que temos que ser fiéis a Ele em primeiro lugar: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”- MATEUS 10:37.



Porém, esta é apenas uma das poucas opções em que provamos nosso amor por Deus, mais do que a nossos pais. A resposta “NÃO” não deve ser interpretada como uma forma de ser desobediente aos pais e nem como uma “liberação” para a desobediência do mandamento. É preciso muita cautela!



O NÃO significa “apenas” que o nosso amor e temor por Deus deve estar acima do nosso amor e compromisso com nossos pais.



Situações em que o homem cristão ou a mulher cristã podem (E DEVEM) demonstrar maior HONRA a Deus:

1. Se teu pai ou tua mãe quiserem te “obrigar” a adorar falsos deuses.

2. Se teu pai ou tua mãe te “obrigar” a prostrar-se diante de falsos deuses ou quiser te iludir a IDOLATRIA.

3. Se teu pai ou tua mãe “exigirem” que você abandone a sua fé ou negue a Cristo como seu Salvador.



Nestas 3 situações, quem verdadeiramente é cristão ou cristã, não deverá ceder às ordens de seus pais.



No ensino bíblico HONRAR aos pais é RESPEITAR sua opinião, crenças e convicções, obedecendo-as quando elas forem para o ensino e a repreensão, mas não obedecer quando isto ferir um mandamento maior:


“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, 
de todo o teu coração, de toda a tua alma,
de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”
MARCOS 12:30

Ame a Deus de todo o seu coração! Honre a Deus acima de tudo e de todo o teu coração!


A paz do Senhor.


Missionária: Kátia Tribiolli
FONTE(S):
Bíblia Sagrada (pesquisa e estudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls