14 de agosto de 2011

REFLEXÕES # 13


SERVINDO COM HUMILDADE

Leitura indicada:
JOÃO 13:1-17

Versículo Base:
Vocês precisam se vestir com... a humildade.
COLOSSENSES 3:12

O orgulho é um pecado frequentemente associado às “alturas”, que leva à morte. Dizemos que os orgulhosos olham de cima para baixo, como se estivessem em um pedestal. Por outro lado, a humildade é associada ao estar por baixo, olhar de baixo para cima.

A humildade, portanto não é muito respeitada. Os humildes são considerados capachos nos quais os orgulhosos limpam os pés ao subirem os degraus mais altos do sucesso. Não encontraremos nenhum livro – nem livro cristão – na lista de bestsellers, que nos ensine a humildade.

Entretanto, encontramos Jesus de joelhos, lavando os pés dos seus discípulos. Ele se coloca na posição de um escravo e, com uma bacia na mão, vai lavando os pés de quem andava discutindo quem seria o maior no Reino de Deus.

A tarefa é humilde, é amor e serviço. E Ele diz aos discípulos que deveriam fazer o mesmo. Na sua humildade, Jesus conseguiu realizar muito mais do que qualquer outra pessoa jamais conseguiu ou conseguirá. É a humildade que nos possibilita a usar os nossos dons espirituais para o benefício dos outros.

Cristo mostra, com seu exemplo, que se o orgulho traz qualquer benefício, é somente para o orgulhoso, enquanto a humildade nos permite ajudar os outros. Como vamos viver hoje, com orgulho ou com humildade?

PENSE:
Encontramos Jesus de joelhos, lavando os pés dos seus discípulos, que andavam discutindo quem seria o maior.

ORE:
Senhor Jesus, a tua humildade é um exemplo a ser seguido. É difícil ser humilde neste mundo cheio de orgulho e poder. Que possamos hoje escolher o caminho da humildade e seguir por ele. Ajuda-nos! Amém.


Havia uma discussão entre os discípulos sobre quem havia de ser o primeiro e mais importante deles no Reino dos Céus. Jesus, porém, conhecia e sabia o que se passava em seus corações e foi por isto que lhes ensinou a humildade. Assim, Ele lavou os pés dos discípulos para ensinar-lhes que todos os que O seguem devem ser servos: “Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.” – MARCOS 9:35b.

Jesus também nos ensinou que deveríamos ser humildes quando proferiu o Sermão do Monte: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” – MATEUS 5:3.

Ele também nos repreende que não há ninguém entre nós que deva ser chamado de Mestre ou de Guia, porque o próprio Jesus é o nosso Mestre e nosso Guia. E adverte àqueles(as) que querem ser ou se acham importante “demais” no Reino de Deus: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” – MATEUS 23:12.

Jesus quer que saibamos nos humilhar perante Ele. Reconhecer que só Ele é o nosso Senhor. E que somente Ele é merecedor de todo o nosso louvor e toda a nossa adoração. Se prostre perante Ele como uma criança, com o coração contrito e totalmente voltado para Ele!

“e [Jesus] lhes disse:
Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe;
 e quem receber a mim recebe aquele que me enviou;
porque aquele que entre vós for o menor de todos,
 esse é que é grande.”
LUCAS 9:48

Louve a Jesus - o Rei dos Reis!

Humilhe-se perante Ele e você será exaltado no Reino dos Céus!

A paz do Senhor.

Missionária: Kátia Tribiolli
Fonte(s):
* TEXTO do livro: CADA DIA ® Dons e Fruto do Espírito
Volume 25, no. 2 – fevereiro de 2006
Copyright © LPC Comunicações
Texto e editor: Celsino Gama, Campinas  - SP
Meditação para o dia 10/02/2010.
(GRIFOS, SUBLINHADOS E NEGRITOS MEUS) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls