23 de outubro de 2011

REFLEXÕES # 16

TRAPAÇA

Leitura indicada:
GÊNESIS 27:19-29

Versículo Base:
“[Vocês] conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”
JOÃO 8:32

A história de Esaú e Jacó é bem conhecida, principalmente a “venda” do direito de primogenitura que pertencia a Esaú, “negociada” com seu irmão em troca de um delicioso prato de lentilhas que lhe custou bem caro! (Gn 25:29-34).

O que aconteceu no texto de hoje é um jogo de interesses e trapaças em família: Rebeca, mãe dos gêmeos, gostava mais de Jacó do que de Esaú e por isso incentivou o filho preferido a se passar pelo irmão “mais velho” e receber a benção do pai, antes que este, já velho e cego, morresse.

Raquel colocou em Jacó roupas de Esaú e disfarces para enganar Isaque, além de preparar a carne da suposta caça que ele daria ao pai, para, então, este abençoá-lo, ratificando seus direitos de primogênito. O plano deu certo, como você leu. Deu certo, mas foi certo?

Ao longo da conversa com Isaque, Jacó teve várias oportunidades de voltar atrás na trapaça, mas não o fez. Ele até citou a ajuda de Deus como a razão para ter encontrado uma caça tão rápido. Mentira atrás de mentira. E, junto com elas, oportunidade atrás de oportunidade para voltar atrás, mas ele não quis e prosseguiu enganando o próprio pai e roubando a oportunidade do irmão.

Na vida, somos constantemente convidados a mentir, enganar, trapacear, tirar proveito da fraqueza do outro – tal como Jacó tirou proveito da fome de seu irmão ou a própria Rebeca, que tirou proveito da limitação do marido.

A mentira nos compromete e aprisiona. Tal como uma rede que vai sendo tecida, para sustentar uma mentira é preciso contar outra, e mais outra e outra ainda. Até quando?

A verdade, porém, libertaCristo afirmou isso no versículo em destaque. Ele viveu baseando-se na verdade e autenticidade. Hoje é um bom dia para jogar mentiras no lixo e trazer para dentro da sua história de vida a verdade que liberta a alma do engano e a enche com a paz e a graça de Jesus!

PENSE:
Mentiras formam redes que nos prendem, mas a verdade liberta.


É bem conhecida a frase que diz que “mentira tem perna curta”, ou seja, mais cedo ou mais tarde ela será descoberta...
A Bíblia nos ensina que Satanás é o pai da mentira: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” – JOÃO 8:44.

Portanto, se você mente, você desobedece a Deus e agrada ao diabo!

Ele também é o “rei” dos disfarces. A própria Palavra de Deus nos adverte de que ele se transforma até em anjo de luz, para enganar, se possível, até os filhos de Deus. “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” 2 CORÍNTIOS 11:14

Não se deixe enganar! Tenha sua fé alicerçada na Palavra de Deus.

Pedro em sua primeira carta nos adverte quanto à ação do inimigo: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”1 PEDRO 5:9.

Precisamos estar sempre em comunhão com Deus para que o inimigo não tenha força sobre nossas vidas e assim não caiamos no erro de dar um mal testemunho perante as pessoas ao nosso redor!

Para que o inimigo não tenha força sobre nossas vidas precisamos ter um bom relacionamento com Deus, sermos obedientes a Ele, perseverar na fé e na caminhada, e fortalecer nossa fé no estudo da Palavra de Deus!

“Porque a palavra de Deus é viva, e ficaz, 
e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, 
e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, 
juntas e medulas, e é apta para discernir 
os pensamentos e propósitos do coração.”
HEBREUS 4:12

Firme sua vida na Palavra de Deus e tenha sua fé alicerçada somente na Bíblia!

E, assim,  não facilite para o inimigo lhe tentar!

A paz do Senhor.

Missionária: Kátia Tribiolli
Fonte(s):
* TEXTO do livro: PÃO DIÁRIO ®
O livro de leituras devocionais diárias no. 14
Copyright © Rádio Trans Mundial
Texto e editor: Wanderley de Mattos Júnior -  São Paulo  - SP
Meditação para o dia 23/10/2011.
(GRIFOS, SUBLINHADOS E NEGRITOS MEUS) 
Gn = Gênesis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls