1 de abril de 2012

DIA DA MENTIRA!

Já saiu a lei que diz que o picolé vai custar apenas um tostão
Dizem por aí que agora o rei Pelé vai voltar pra nossa Seleção... (...)
Enganei o bobo... na casca do ovo... Quem caiu, caiu, caiu primeiro de abril...
Enganei o bobo... na casca do ovo... Quem caiu, caiu, caiu primeiro de abril...*
 
Esta música é antiga e "ensina" como é utilizado o dia 1o. de abril, em que muitos consideram e brincam do tal  "dia da mentira"...

Existem muitas lendas do porquê do dia 1o. de abril ser considerado dia da mentira...

Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril". 

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.**

ATENÇÃO leitores! Muita atenção!!! Por mais que a "brincadeira" de mentir pareça inocente é preciso lembrar que ela não é!

A Bíblia nos adverte que o diabo é o pai da mentira: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firnou na verdade, porque nele não há verdade.  Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque  é mentiroso e pai da mentira." - JOÃO 8:44 [grifos meus].

E este assunto é tão sério que o próprio Deus instituiu entre os dez mandamentos o dever de não mentir: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." - ÊXODO 20:16.

Na revelação do Senhor, Ele também deixa claro que os mentirosos também não herdarão o Reino dos Céus: "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira." - APOCALIPSE 22:15 [grifos meus].

Todos que são nascidos do Espírito Santo de Deus tornam-se nova criatura. E a nova criatura em Cristo abandona sua vida de pecado e se esforça em não fazer aquilo que desagrada a Deus: "Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." - COLOSSENSES 3:9-10.

O próprio JESUS CRISTO afirmou ser a Verdade Pura e Santa! "Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." - JOÃO 14:6.

Portanto saiba que a mentira não agrada a Deus. Não minta!
Não ensine seus filhos a mentir. Não incentive a mentira! 

Se você agir assim estará agindo como um(a)  filho(a) das trevas, já que o próprio diabo é o pai da mentira.

Alimenta-te da Palavra da Verdade, obedeça a Deus! Não minta em nenhuma hipótese! Lembre-se que a verdade é sempre a melhor saída para as provações e dificuldades.


"Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, 
mas os que agem fielmente são o seu prazer." 
PROVÉRBIOS 12:22.


O Senhor se agrada daqueles(as) que O obedecem e que amam a sua Verdade!
Obedeça a Deus e à sua Santa Palavra!

A paz e ricas bençãos do Senhor!

Missionária: Kátia Tribiolli
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Trecho musical de: NA CASCA DO OVO - Trem da Alegria
**Dia da Mentira - FONTE: WIKIPEDIA
LINK:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls