29 de abril de 2012

PREGAÇÃO # 15


CINCO VERDADES SOBRE AS PROVAÇÕES


"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria
o passardes por várias provações,
sabendo que a provação da vossa fé,
uma vez confirmada, produz perseverança."
TIAGO 1:2-3


Texto base:  
TIAGO 1:2-4
CINCO VERDADES SOBRE AS PROVAÇÕES


O que é PROVAÇÃO?
Provação é uma luta ou problema que sofremos durante nossa vida.


1ª. Verdade: AS PROVAÇÕES SÃO COMPATÍVEIS COM A VIDA CRISTÃ.

O cristão passa por provações e privações SIM, e muitas. E este ensino é bem real e diferente do que muitas denominações evangélicas insistem em dizer por aí.

Jesus nos adverte a esperar por provações: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – JOÃO 16:33.

Todo aquele(a)  que quiser ter uma vida reta diante de Deus vai ter provações em sua vida cristã.

De onde vêm as provações?
1º. Elas vêm de nossa humanidade.  A gente não pode determinar as coisas... Frases do tipo “Eu determino” nos colocam num patamar acima de Deus e nós não podemos dar ordens à Deus.
2º. Elas também procedem da nossa pecaminosidade.
3º. Elas também procedem do nosso cristianismo – por sermos cristãos.


2ª. Verdade: AS PROVAÇÕES SÃO VARIADAS.

São em diversas cores – universo multicolorido – ou seja, temos provações nas diversas áreas da vida. Mas o que temos como promessa é: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” – ROMANOS 8:28.

Transforme a sua provação em vitória. Para cada provação, Deus manifesta sua graça para nos sustentar.
Tem provas que sofremos em grupo e outras que sofremos sozinhos.

Jesus cobrou dos discípulos o vigiar para não caírem em tentação: “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” – MATEUS 26:40-41.

Deus sabe o que faz conosco. Ele é um pintor que nos molda segundo o Seu querer. Precisamos estar dispostos a passar aquilo que Deus preparou para nós. E isto só é possível se estivermos dentro da sua vontade, buscando-O em oração, vigiando para não cairmos no erro.

  
3ª. Verdade: AS PROVAÇÕES SÃO PASSAGEIRAS.

Ninguém aguenta uma vida inteira de provações. Sempre tem uma luz no fim do túnel – sempre tem uma saída. Depois da tempestade sempre vem um “belo arco-íris”. Quando estamos no meio da provação pensamos e temos a sensação de que “não tem saída”.

Um exemplo clássico disto aconteceu quando Jesus precisou acalmar a tempestade por falta de de seus discípulos. Antes de entrarem no barco, Jesus avisou a eles que atravessariam o rio: “Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.” – MARCOS 4:35. Ou seja, Jesus deixou claro que chegariam do outro lado do rio, mas, no entanto, em meio a tempestade, todos eles se esqueceram desta promessa do Mestre Jesus.


4ª. Verdade: AS PROVAÇÕES SÃO PEDAGÓGICAS.

As provações têm sempre alguma lição para nos ensinar. É para nos mostra quem, de fato, crê de fato em Deus.

As provas da fé mostram que de fato nós nascemos de novo. A provação da nossa trabalha por nós, não contra nós. Ela é para produzir perseverança. É para passar persistindo, lutando, não deixando aquilo se instalar na vida e no coração. Ela trabalha por nós e não contra nós. “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” – 2 CORÍNTIOS 4:17.

Ela nos ensina e nos leva a uma maturidade – que significa ter paciência dentro das circunstâncias que estamos vivendo. Os crentes imaturos são sempre impacientes. Ex: Abraão que se deitou com a empregada (achando que a promessa de Deus precisava de uma “ajuda” para ser cumprida e que deveria acontecer “logo”).

A imaturidade cristã quer traçar um caminho para Deus percorrer.
Ex: Moisés que foi precipitado e matou um Egípcio. Pedro que quase matou Malco.

A imaturidade é um péssimo caminho. A maturidade é que nos leva a caminho de Deus!


5ª. Verdade: AS PROVAÇÕES VISAM A GLÓRIA DE DEUS

A respeito do cego de nascença quando interrogaram a Jesus porque ele nasceu cego, Jesus ensinou que era para a glória de Deus: “Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestassem nele as obras de Deus.” – JOÃO 9:1-3.

Sobre Lázaro, Jesus também afirmou que a enfermidade dele não era para a morte mas para manifestar a glória de Deus: “Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para a morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”- JOÃO 11:2-4.

só conheceu realmente a Deus depois de passar por todas as suas provações: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” – JÓ 42:5.

E qual deve ser a nossa atitude diante do período de provação?
A carta de Tiago nos responde: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” – TIAGO 1:1.

Temos que ter uma postura de fé e alegria. A tristeza não pode tomar conta do nosso coração e não podemos meditar no problema, mas sim, buscar a Deus.

Essa alegria é a confiança segura em Deus de que Ele sabe por onde está nos levando.

Lembra-se da passagem de Jesus e Pedro? Em que Jesus pergunta a ele por 3 vezes se ele O ama?

“Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele ter dito pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.” – JOÃO 21:17.

Portanto sede alegres e vigilantes, orai e vigiai em todo o tempo!

“Sede sóbrios e vigilantes. 
O diabo, vosso adversário, anda em derredor,
como leão que ruge procurando alguém para devorar; 
resisti-lhe firmes na fé, 
certos de que sofrimentos iguais aos vossos
estão-se cumprindo na vossa irmandade 
espalhada pelo mundo.”
 1 PEDRO 5:8-9.


Seja fiel e obedediente ao Senhor em todo o tempo e com todo o seu coração!
Assim você será perseverante nos caminhos do Senhor mesmo em meio às tribulações!

A paz e ricas bençãos do Senhor!

Missionária: Kátia Tribiolli
FONTE(S):
Pregação do: Pastor Fernando Sotero
na IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil,
em Fronteira – MG, no dia 23/10/2011.
Anotado, revisado e editado aqui por mim: Kátia Tribiolli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls