10 de março de 2013

Estudo Bíblico #22

ESTUDO DO DECÁLOGO (OS 10 MANDAMENTOS)
Parte 2

2o. Mandamento:
"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." - ÊXODO 20:14.

Neste mandamento Deus nos ensina que existe uma forma correta de adorá-LO. Não podemos adorar a Deus conforme quisermos e de qualquer jeito. Não podemos buscar a Deus pela forma de um ícone qualquer. É ilógico ter uma imagem "de Deus". Fazer isto é reduzir a glória e majestade do PAI. Querer colocar uma "forma" para Deus é entender mal quem Ele é.


PASSAGENS USADAS POR AQUELES QUE DEFENDEM QUE PRECISAMOS DE IMAGENS / ÍCONES PARA NOS ACHEGAR A DEUS:

ÊXODO 32:1-8 - O povo se corrompeu. Foi ideia do povo fazer uma imagem para adorar. Eles pediram a Arão e Arão caiu no erro do povo, fazendo-lhes um ídolo. Porém no coração de Arão, o pensamento era diferente, ele ainda achava que estava adorando a Deus, ele não tinha pretensão de ter outros deuses.

"Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e filhas e trazei-mas. Então todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com burril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã, será festa ao SENHOR." - ÊXODO 32:2-5 [grifos meus].

Entendemos então que não podemos adorar a Deus de uma maneira indevida, nem mesmo fazer uma imagem do próprio DEUS. 


MAS, COMO A ADORAÇÃO A IMAGENS SE TORNOU POPULAR?

ATENÇÃO: Não tem problemas usar desenhos e ícones para fins didáticos.

No Concílio de Constantinopla onde reuniram-sem os protestantes não foi aceito o uso de ícones e imagens. Mas haviam muitos que desejavam continuar com o culto às imagens e seus deuses pagãos. E foi neste contexto que se reuniram os IDÓLATRAS no Concílio de Nicéia, e foi aceita a idolatria, através de uma sanção do papa, autorizando o uso.


E QUAIS ARGUMENTOS ELES USAM PARA NOS CONVENCER DE QUE É CORRETO USAR IMAGENS OU ÍCONES?

Eles usam textos em que Deus mandou fazer imagens (no ANTIGO TESTAMENTO).


Exemplos:

1) ÊXODO 25:18 - "Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório"

EXPLICAÇÃO: Esses querubins que Deus mandou fazer não foram feitos com o objetivo de o povo adorá-los. Eles eram colocados no SANTO DOS SANTOS e só o sacerdote tinha acesso a ele somente uma vez por ano. Conclui-se então, que não tinha como o povo os adorar. O objetivo era didático: "Deus está entre os querubins" (SALMO 99:1b).


2) NÚMEROS 21:9 - "Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava." 

EXPLICAÇÃO: Essa imagem não foi feita para o povo a adorar. Era didático: olhe para a serpente com e você ficará curado(a). A serpente representava Jesus que haveria de vir. Quando a serpente transformou-se em objeto de culto e adoração, ela foi destruída: 

"Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã." - 2o. Reis 18:4.

OBSERVAÇÃO: Fazer uma imagem qualquer de Deus é reduzir, diminuir Deus.


JOÃO 4:23-24 - "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

Este texto refere-se ao 2o. mandamento. Temos que adorar a Deus em espírito e em verdade, foi assim que Jesus nos ensinou. Deus não precisa e NÃO QUER se valer de uma imagem para ter contato com o seu povo.


EXPLICAÇÃO FINAL: O culto do Antigo Testamento tinha fins didáticos. Todas as figuras eram para fins didáticos. Estas figuras são cumpridas em Jesus Cristo. O culto do Novo Testamento é mais espiritual e menos pictórico. No culto do Antigo Testamento as imagens tinham fins didáticos, era uma representação, assim também os utensílios do templo. Mas em nenhum momento, nem no Antigo Testamento e nem no Novo Testamento Deus ACEITA SER cultuado através de uma imagem.

Não se pode usar um objeto qualquer para se chegar a Deus. Não posso usar um "mediador" pictórico para chegar a Deus ou pensar nele.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

"Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto."
MATEUS 3:10




A paz e ricas bençãos do Senhor!

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
Ensinamento ministrado em uma Escola Bíblica Dominical:
No dia: 10/03/2013
na IPB - Igreja Presbiteriana do Brasil, em Patrocínio - MG,
pelo evangelista: Lúcio Antônio de Oliveira
Anotado e formatado aqui por mim: KÁTIA TRIBIOLLI

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls