16 de julho de 2013

Texto: Imagens e Idolatria


Provavel imagem do "bezerro de ouro"
A Valéria me pediu para fazer um comentário lá no Formspring e combinei com ela que seria feito aqui no blog. O que a Valéria disse:
Bom, encontrei isso escrito na Bíblia católica a respeito de “imagens”. Queria que você comentasse sobre isso se não for incômodo e agradecer também pela sua paciência com nós, adolescentes. “Tanto em Êxodo como em Deteronômio, a proibição de imagens refere-se às imagens dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e de figuras de deuses falsos que tomavam formas de pessoas, animais, astros, etc.Tanto é assim que Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Esta imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz: Jo, 3:14. Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Êx, 25:18. Salomão quando construiu o templo mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre as quais leões e bois: I Re, 7:19. Nem por isso o templo foi do desagrado de Deus. Com essas proibições, Deus procurava proteger o povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso à idolatria. Portanto, ao recriminar os católicos, os protestantes deveriam primeiramente provar que as imagens de Jesus Cristo, Maria e dos santos são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens (de ídolos) mandou fazer imagens (não de ídolos), como a serpente de bronze e os querubins.” A paz do Senhor esteja com você e que Ele te abençoe e te honre pelas coisa que você tem feito e passado. FIM


Comentário:
1. Não há um versículo sequer na Bíblia que mencione a proibição de fazer somente imagens de deuses estrangeiros.
2. O que Deus diz em Êxodo 20:4 é “NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
3. A Serpente de bronze feita por Moisés era colocada no meio do acampamento e as pessoas iam lá OLHAR a serpente para que, pela fé, fossem curadas das mordeduras das cobras. Não era para orar nem se ajoelhar para a serpente, não era para dar dízimo para a serpente e muito menos estavam distribuindo “serpentezinhas benzidas” para que o povo levasse para as suas barracas. (Números 21:8,9)
4. Com relação aos dois querubins que cobriam o propiciatório, eles ficavam no Tabernáculo, dentro do local chamado Lugar Santíssimo ao qual só o Sacerdote tinha acesso. Portanto, ninguém via os querubins pois eles não ficavam à mostra do povo.




Planta do Tabernáculo
5. É evidente que o Templo construído por Salomão não poderia ser do desagrado de Deus pois o próprio Deus ordenou como o Templo deveria ser construído nos seus mínimos detalhes.
Percebe-se no texto enviado por você uma distorção daquilo que está na Palavra de Deus, com o claro objetivo de justificar o uso de imagens. E, a última frase, que afirma que o mesmo Deus que proibiu fazer imagens, mandou fazer imagens é, no mínimo, uma afronta a Deus.
Isaías 45:20 “Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”

2 Corintios 6:16 “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

1 João 5:21 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.”

João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”


Deus abençoe a todos. Paz!

Germano Luiz Ourique

Muita paz e alegria no Senhor!

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
estudante de Teologia

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  1. Gostei demais deste texto e desta explicação irmão! Será que o irmão me permitiria fazer uma cópia AUTORIZADA deste texto em meu blog? Ficaria muito feliz! Abraços e a paz.
    ------------------------------------------------------------------------------------------
  2. Germano disse:
    Kátia,
    .
    Fique à vontade. Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls