11 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS...

PAIS, ESPELHOS PARA OS FILHOS

Pr. Hernandes Dias Lopes




Ser pai é uma bênção, uma honra, mas não é tarefa fácil; talvez seja um dos maiores desafios da vida humana. Talvez seja mais fácil ser um super-herói fora dos portões de casa do que ser um pai responsável e exemplar para o seu filho dentro dos portes. Temos muitos heróis que acumularam: fama, troféus, riquezas incontáveis, mas muitos para construir este sucesso, o fez erguendo tudo isto sobre os escombros das famílias. Pois na verdade nenhum sucesso compensa o fracasso da família, a nossa vitória às custas da derrota dos nossos filhos tem um sabor amargo. Por isto devemos parar e refletir sobre pais que são exemplos e espelhos para os filhos.


Em provérbios 22:6, nos fala que os pais precisam ensinar os filhos não no caminho em que eles querem andar, não o caminho que eles devem andar, mas ensinar os filhos, no caminho, ou seja, ou seja os pais precisam ser modelos, exemplos para os filhos. E uma das figuras mais simpáticas para refletirmos sobre este tema, seria pensar nos pais como espelhos para os filhos.

O espelho não grita, o espelho revela;
O espelho não proclama, o espelho demonstra;
E para que o espelho seja eficaz no seu propósito ele tem que ter 3 características fundamentais.

- O espelho tem que ser limpo, um espelho sujo não reflete bem a imagem, um espelho sujo é ineficaz pois não tem propósito, não reflete a imagem.

A vida dos pais tem de ser limpa, bonita, pura, santa e exemplar.

- O espelho tem de ser plano, pois se ele é côncavo ou convexo ele distorce a imagem, e uma imagem distorcida pode gerar um monstro.

Por isto a vida dos pais tem de ser uma vida plana, não pode ter exageros, não pode ter distorções, não pode ter desvios de conduta. A vida dos pais é a vida do ensino aos filhos e você não ensina apenas com palavras, você ensina sobretudo com exemplos.

- O espelho precisa ser iluminado, o espelho na escuridão não tem nenhum sentido, o espelho precisa ser limpo, ser plano, mas ele precisa de ter luz, pois na verdade Deus é luz, Jesus Cristo é a Luz do mundo e a palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

Você pai, precisa andar na luz, você precisa da luz de Deus na sua vida para lhe direcionar os passos, só assim você poderá ser um exemplo, um modelo para os seus filhos.

Em Efésios 6:4, o Apóstolo Paulo diz: "e vós pais, não provoqueis vossos filhos a ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." E em Colossenses 3:21 Paulo diz que: "... pais não irritem os filhos, para que eles não fiquem desanimados."

Os pais provocam seus filhos a ira, quando requerem um comportamento dos filhos, mas eles não são exemplos; quando falam uma coisa e vive outra; os pais provocam seus filhos a ira quando não se mostra equilíbrio no trato com os filhos. Há pais que não querem dizer não para os filhos, por que isto custa, exige trabalho, desgaste emocional; mas dizer não para os filhos não mata os filhos, mas não dizer não podem levar nossos filhos à morte, os filhos precisam de limites, regras e normas claras que irão direcionar os seus passos. 

Quando os pais "Bonachões", permissivos e nunca orienta, exorta, corrige e disciplina os filhos, em vez de estar ajudando ele, você está levando seus filhos à destruição.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A todos os pais, aqui vai o meu desejo sincero de:

UM FELIZ DIA DOS PAIS!!!


"Ouvi, filhos a instrução do pai
e estai atentos para conhecerdes o entendimento;
porque vos dou boa doutrina;
não deixeis o meu ensino."
PROVÉRBIOS 4:1-2


Que Deus possa abençoar todos os pais, dando-lhes entendimento, discernimento e sabedoria para serem bons pais, pais zelosos com seus filhos e pais que vivem com amor e alegria a Santa Palavra de Deus!


Muita paz e alegria no Senhor! 

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
estudante de Teologia
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto copiado do Informativo da Igreja Presbiteriana de Patrocínio (IPB Central)
com data de 11 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls