18 de janeiro de 2015

Presença de Anita!

APRENDENDO A BÍBLIA COM MINISSÉRIES NÃO CRISTÃS #1


Você já assistiu a minissérie Presença de Anita?

Sabe do que se trata a história?

Ela se propõe a ser uma minissérie romântica ou dramática?

A história é ou pode ser real?

Que princípios ou ensinos podemos aprender com esta minissérie?


Acredito que os irmãos e irmãs devem estar um tanto "chocados" com o tema deste post, ainda mais em se tratando de um texto num blog cristão. Explico que acredito que o título realmente parece "inadequado", porém ao longo do artigo o(a) leitor(a) entenderá os motivos, os quais, me levaram a escrever este texto, a partir de uma minissérie não cristã...

Apesar de a minissérie ter uma "veia" um tanto perniciosa... pois trata-se de um romance mais com cara de drama e um "enlace" de trio, onde a personagem principal - Anita, se envolve com dois homens ao mesmo tempo e o fim dos 3 é trágico, podemos, a partir da Bíblia, ver que a minissérie da Globo "pode" nos ensinar princípios morais cristãos.


1. Um homem casado jamais deveria se interessar por outra mulher.
Na minissérie, a personagem Fernando (Nando) é casado com Lúcia Helena. Eles vão para Florença, interior de São Paulo para as festas de fim de ano. Ele é escritor e vê nas férias a possibilidade de realizar um sonho: escrever um romance. Mas em meio a tudo isto, num dia difícil, depois de discutir com o sogro, Nando vai para a cidade e acaba por conhecer Anita - a personagem principal. Ele baseia-se nela para compor seu romance e a história.

Ele acaba adentrando sua casa e ela com sua "carinha de anjo" e "jeitinho de menina" o seduz e ali mesmo se inicia a vida de adultério do homem.

A Bíblia nos diz: 
"Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela." - Provérbios 5:15.
"Não adulterarás." - Êxodo 20:14.
"...Não cobiçarás a mulher do teu próximo" - Êxodo 20:17.
"Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução...para te guardarem da vil mulher e das lisonjas da mulher alheia. Não cobices no teu coração a sua formosura" - Provérbios 6:23-24

Nando quebrou estes 3 mandamentos: Ele cobiçou outra mulher, adulterou com ela, e assim, deixou de ser fiel à sua esposa! Triste não?


2. Não seja curioso(a).
E o que leva o personagem Zezinho a se interessar por Anita? Primeiro, ele fica espiando ela com Nando nos momentos de prazer. Depois, acaba realmente se envolvendo com ela em momento de sexo e prazer. Por último, ao ver Nando esfaquear Anita, em meio a uma briga, sai correndo em defesa dela e acaba sendo considerado o executor do crime. 
Seu fim após um acidente de carro e ir parar no hospital é a morte!

A Bíblia nos diz:
"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." - Provérbios 14:12.
"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." - Salmo 1:1.

A curiosidade inevitavelmente nos leva a caminhos de morte e destruição. Faz com que tomemos rumos que não podem ser mudados, nos faz escravos de nossas próprias escolhas.


3. Não ceda aos convites da mulher-loucura.
Anita, interpreta bem o convite da mulher loucura. Com sua "carinha de anjo" e "jeitinho de menina" ela seduz e envolve o homem que quer para si. Assim faz com Nando e depois com Zezinho.

A Bíblia nos diz:
"porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes." - Provérbios 5:3-4.
"Afasta o teu caminho da mulher adúltera e não te aproximes da porta da sua casa" - Provérbios 5:8.
"Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração. É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa; ora está nas ruas, ora nas praças, espreitando por todos os cantos." - Provérbios 7:10-12.
"A loucura é mulher apaixonada e ignorante e não sabe cousa alguma. Assenta-te à porta de sua casa... para dizer aos que passa... Quem é simples volte-se para aqui... As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável. Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno." - Provérbios 9:13-18.

A mulher-loucura envolve os homens. Os seduz e os leva para suas delícias e prazeres. Mas mal sabem eles o fim que levarão - a destruição!


4. O fim daqueles que cedem às suas paixões é triste e terrível.
Os dois personagens que Anita seduz: Nando e Zezinho tem finais trágicos. Zezinho por se envolver em meio à briga de Anita e Nando quando este a esfaqueia, acaba ficando com a faca - objeto do crime na mão e é ele considerado o autor do crime. Em meio a toda confusão, em que Zezinho sai correndo com o objeto na mão, passa um carro, ele é atropelado e vai parar no hospital. Depois de uma cena que sugere que Anita veio "buscá-lo" (visão espírita) eles fazem sexo e ele morre.

Nando que o tempo todo cede à sua curiosidade e aos convites da mulher-loucura, acaba, na noite de natal, em que deveria estar com sua família, cedendo aos desejos de Anita - a uma última noite de amor. Anita tinha tudo preparado... antes, ela acendeu velas que depois sugerem que a casa pegou fogo e Nando morre queimado. Ela veio para "buscá-lo" (segundo uma visão espírita embutida na história, já que ela já estava morta - ela morre com a facada que recebe de Nando em meio à briga).

Bíblia nos diz:
"O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam." - Provérbios 4:19
"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." - Provérbios 14:12.
"Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância" - 1ª Pedro 1:14
"Foge, outrossim, das paixões da mocidade." - 2ª Timóteo 2:22
"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." - Gálatas 5:14.

Portanto, todo homem que cede às paixões da carne, desobedece os caminhos de Deus, segue para caminhos de destruição, caminhos sem volta. Vai para um fim trágico onde não há salvação.


5. Não blasfeme contra Deus.
O personagem Nando, em uma cena que caminha para o final da história, diz em determinado momento: "Eu não acredito em Deus".

Bíblia nos diz:
"Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará? Acaso, blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome?" - Salmos 74:10
"Diz o insensato no seu coração: Não há Deus." - Salmo 14:1

Nando blasfemou, afrontou Deus e teve o fim trágico que todo insensato mesmo busca: a destruição. "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá." - Salmo 1:5-6.


OBSERVAÇÃO: Apesar de a minissérie não poder ser totalmente real, pois biblicamente, ninguém "volta" para "buscar" alguém - pois o filme tem uma veia bem espírita - podemos "tirar" bons ensinos bíblicos pensando na história do filme...

Poderia, fazendo uma visão bem crítica em pormenores da história, ainda acrescentar muitos ensinos bíblicos. Porém, acredito que estes são os principais que norteiam a história de PRESENÇA DE ANITA:
1. Um homem casado jamais deveria se interessar por outra mulher.
2. Não seja curioso(a).
3. Não ceda aos convites da mulher-loucura.
4. O fim daqueles que cedem às suas paixões é triste e terrível.
5. Não blasfeme contra Deus.

Peço que os leitores e leitoras considerem e atentem a estes ensinos, para que não venham a cair em tais pecados e tentações ao longo de sua vida, para que não venham ter um final trágico, uma vida longe de Deus e uma eternidade sem salvação!

Você está longe de Deus? Quer neste momento entregar-se aos braços do Pai? 
Deixe Jesus ser o seu alimento e Sustentador da sua vida!
Entregue sua vida a Ele! Entregue-se de coração a Ele!


"Seja fiel à sua mulher 
e dê o seu amor somente a ela." 
PROVÉRBIOS 5:15.

Se Nando fosse uma marido amoroso e fiel, jamais trairia sua mulher e cederia aos caprichos da Anita - a mulher-loucura.

Não deixe as paixões deste mundo te seduzir e te fazer ceder aos desejos de sua carne! Busque a Deus e seus caminhos e mantenha-se firme nos braços Pai! Porque somente assim você estará longe do caminho dos ímpios e escarnecedores.


Muita paz, alegria e ricas bençãos no Senhor!


Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
estudante de teologia
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls