22 de março de 2015

Estudo Bíblico #23

A VOZ DO SENHOR
Rev. Cleverson Gilvan

SALMO 19:1-7

Uma voz inconfundível
Alguns sons são fortes e marcantes – trovão, mar, ondas. Contudo, existe um som mais forte do que qualquer um emitido pela criação: A VOZ DO SENHOR! Essa voz constrói, destrói, orienta e desorienta. Dá conforto mas também desespero. Essa voz é o som mais poderoso que existe.


VOCÊ JÁ OUVIU A VOZ DO SENHOR?


O Salmo 19 apresenta nos 2 primeiros veros uma verdadeira intimação para que louvemos ao Senhor. Somos exortados a reconhecer sua glória, força e beleza da sua santidade.  E ainda que reconheçamos a possibilidade textual da expressão “filhos de Deus” se referirem a anjos, não podemos diminuir a força da exortação para Deus ser louvado.


Fundamentos do Louvor
Mas que elementos devem fundamentar esse louvor que devemos prestar ao SENHOR?
O que nos leva a dizer: GLÓRIA!
O poder da voz de Deus é o primeiro elemento que fundamenta o nosso louvor.

O nome pactual de Deus (Yahweh) aparece 18 vezes, enquanto a expressão “A voz do Senhor” aparece 7 vezes. Isso significa que o foco principal do salmo é Deus e a sua voz. Diante disso do v.3-9 percebe-se uma nova orientação que se pronuncia no caos, onde Deus trabalhou e o organizou com sua voz (GÊNESIS 1:1-2).

Então, enquanto o Salmo descreve a grande ameaça contra a ordem criada, também testifica que Deus com sua voz é que está poderosamente no comando para subjugar a tormenta e vencer a desordem.
=> Não há nada que seja mais forte do que a voz de Deus!

Assim, todos os elementos de força que aparecem no Salmo como muitas águas, o fogo e os terremotos são descritos como servos do Senhor. Deste modo, Deus se revela mais poderoso que tentam resistir inutilmente ao som da sua voz.
=> A voz do Senhor é mais poderosa do que o fogo!!!

Essa condição de poder foi verificada em Jesus – MARCOS 4:35-41 e LUCAS 8:25. Indicam que a voz de Jesus domina sobre os elementos da natureza. E quando os discípulos se mostraram apavorados, eles nos revelaram que sabia que estavam diante do Senhor do Salmo 29. Contudo, não podemos esquecer que aos seus filhos a voz do Senhor pode soar docemente.

“Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.” - JOÃO 10:3.

Como saber que a voz que você ouve é de Deus? “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”JOÃO 10:27. Deus sabe quem ele chama e quem Ele chama sabe ouvir a sua voz porque há uma estreita relação entre Deus e suas ovelhas.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” – APOCALIPSE 2:7a. Esta Palavra foi dita para quem é capaz de ouvir e discernir a voz do Senhor.

A voz de Deus pode ser horrível e ensurdecedora se não ouvirmos a sua voz e obedecê-la: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto” – HEBREUS 3:7-8.
=> A última voz que vamos ouvir do Senhor será muito dura, porque será a voz do Seu juízo.

O caos e a paz
Quando os poderes que aterrorizam o homem são domados (v.10), a voz é experimentada pelos filhos de Deus (v.11). Essa é uma das conclusões mais importantes do Salmo. A voz do Senhor domina sobre todas as coisas.

A palavra hebraica para Paz é “SHALOM” – é o oposto de caos. É a presença da mais perfeita paz em todos os sentidos imagináveis. E esse é o resultado do domínio do Senhor sobre todos os outros poderes.
=> A paz de Deus é fundamentalmente a vitória no meio de uma guerra espiritual.

Em decorrência dessa paz, conquistada pelo poder da voz do Senhor, no v.9 o salmista diz que todos os adoradores no seu tempo dizem: GLÓRIA! Essa expressão de louvor (GLÓRIA) é o reconhecimento da sua majestade inigualável. É a declaração final de que não existe ninguém acima dele nem mesmo como Ele. E em muitos momentos da nossa vida é assim que nos expressamos: GLÓRIA!

Diante das nossas lutas e das nossas limitações somos assistidos por um Deus todo poderoso. Um Deus que, na sua soberana administração de tudo (Providência), faz com que todas as coisas cooperem para o bem dos que o amam – ROMANOS 8:28.
=> O Deus que preside o dilúvio, preside nossas vidas, crises e o nosso coração!

A voz do Senhor quebra os cedros e as florestas e também desnuda todas as pretensões humanas de poder e controle.
=> O ser humano gosta de estar no controle, mas Deus mostra que nem sempre é assim. Ele nos humilha e nos faz cair de joelhos.
A voz do Senhor lança chamas de fogo e relâmpagos e elimina qualquer noção de que o nosso próprio discernimento e compreensão possam buscar a paz por si mesmos.
A voz do Senhor faz saltar o Líbano e a Sirion e faz tremer Cades, sacode todos os projetos humanos e suas suposições.


CONCLUSÃO:
- Diante da grandeza de Deus temos que nos silenciar mas enquanto isso ecoará o som da sua voz e tudo o que poderemos declarar é: GLÓRIA!
- E assim reconhecemos sua soberania, seu poder, sua majestade e força.
- Se somos reduzidos a nada, em adoração podemos render glória a Deus.
- Se somos fracos e indefesos dependendo Dele, podemos ver todas as coisas restauradas.
- Não há nada melhor do que ouvir e obedecer a voz do Senhor.

Que possamos andar sempre debaixo da voz da vontade do Senhor.
Leia o livro: EM SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS?


Disse Jesus: 
“Eis que estou à porta e bato; 
se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, 
entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
APOCALIPSE 3:20


“Abrir a porta” indica a oportunidade, misericórdia e paciência de Deus conosco, porque Ele propõe comunhão àquele que ouvir a sua voz.

Que possamos andar sempre debaixo da voz e da vontade do Senhor!


Muita paz, alegria e ricas bençãos no Senhor!

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
estudante de teologia
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo bíblico ministrado hoje, 22/03/2015, pelo Rev. Cleverson Gilvan na EBD da IPB - CENTRAL de Patrocínio-MG.
Anotado e transcrito aqui por mim: Missionária Kátia Tribiolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls