6 de março de 2015

Os 3 principais erros dos pregadores do Evangelho

OS PERIGOS DE UM PREGADOR DO EVANGELHO



Um bom pregador conhece e sabe desenvolver bem a arte de preparar uma boa pregação e pregar adequadamente, segundo a direção do Espírito Santo e fazendo tudo para a glória de Deus e não para a própria. 

Porém, hoje em dia, há muitos pregadores que dão um mal exemplo e testemunho diante da igreja, manchando o corpo de Cristo. Para que isto não aconteça é necessário conhecer e evitar os perigos de um pregador do Evangelho:




1) NÃO SER ARROGANTE.

O pregador não pode achar que já sabe tudo e estacionar. É um erro não querer estudar mais, ao contrário, é preciso estudar continuamente, com amor e interesse pelas Escrituras.

Deve também saber aceitar as críticas, com amor, humildade e submissão. Tendo sabedoria para discernir críticas duras sem proveito (e até mesmo as boas), daquelas que podem contribuir para o seu crescimento pessoal e/ou espiritual, sendo uma boa, dura ou péssima crítica.


2) NÃO SE PREPARAR ADEQUADAMENTE.

Um bom pregador estuda o texto profundamente e com afinco, para isso ele pode e deve consultar: Bíblias, Bíblias de Estudo, comentários, dicionários bíblicos, atlas bíblico, tudo o que estiver ao seu alcance para bem atender e explanar o texto aos seus ouvintes fiéis, à sua congregação. Não se pode nem deve ter preguiça de ler, mas estudar sempre.

Deve ter um bom português, atualizar-se se necessário, com gramáticas e dicionários, zelando por um português e uma oratória correta no momento da pregação. Não usar gerundismo, manias ou cacofonias.


3) NÃO SER ELE MESMO.

Um bom pregador sabe que não precisa e nem deve imitar ninguém: tom de voz, jeitos, manias. Precisa ser ele mesmo. A atenção deve ser para a Palavra e não para ele.

Não deve ter dupla personalidade. Ser uma pessoa totalmente diferente na pregação daquela que realmente é. Ser o intelectual usando palavras que poucos conhecem, para chamar a atenção, ou o entendido em teologia usando termos “técnicos” demais que a congregação não vai entender.

Precisamos nos atentar à mensagem do Evangelho e não desviar o foco. Esta mensagem deve ser simples e objetiva, de modo a alcançar o coração de qualquer pessoa por mais simples que seja. O Espírito Santo é o condutor, e nós, pregadores somos somente seu instrumentoisto devemos sempre lembrar para não nos ensoberbecer e para que toda glória, honra e louvor seja para o Senhor.

Um bom pregador do Evangelho evita cair nos erros ou perigos, se preparando, estudando e atualizando constantemente. Mas, acima de tudo deve ser alguém que tem amor pelas almas e sede de pregar o Evangelho, sendo simples, mas profundo em suas palavras e ensinamentos sem nunca desejar glória para si, mas se alegrando em cada vez que puder ver o amor de Deus e o milagre da conversão acontecendo no coração das pessoas, manifestando a glória, bondade e misericórdia do Senhor.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



"Procura apresentar-te a Deus aprovado,
como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade."
2ª TIMÓTEO 2:15


Que possamos nos apresentar a Deus como obreiros aprovados, prontos e dispostos para atuar na seara do Senhor!


Muita paz, alegria e ricas bençãos no Senhor!

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
estudante de teologia
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto produzido por eu mesma para avaliação da matéria de  homilética do 1º ano do curso do IBEL*.
Data da produção do texto: 28/11/2013
Nota recebida: 9,5
*IBEL – Instituto Bíblico Eduardo Lane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls