26 de julho de 2015

10 atitudes de Maria que devemos seguir

SERVINDO A DEUS COMO MARIA*
LUCAS 1:26-35

Maria, mulher! Serva de Deus, obediente até o fim.
Um exemplo a ser seguido por todas nós mulheres que queremos viver uma vida piedosa diante de Deus.
Vamos aprender 10 atitudes de Maria, nas quais devemos nos espelhar e seguir para viver bem nossa vida cristã.



1.    Uma mulher simples, humilde e piedosa (Provérbios 22:4)
v.28 – “muito favorecida” - Maria era uma mulher diferente, ela não buscava honra ou glórias para si. Naquela época as mulheres casavam-se pq queriam e pensavam q podiam ser a mãe do Salvador q haveria de vir. Mas Maria, mesmo sendo descendente judéia e da casa de Davi não tinha esta pretensão, por isto foi chamada de “muito favorecida”.
v.29 – “perturbou-se” - Maria era uma mulher tão piedosa que não conseguiu entender o significado da saudação do anjo e ele precisou explicar que ela não precisava ter medo.

2.    Uma mulher que não questiona a vontade de Deus (Êxodo 24:7)
v.30-33 - Maria não revelou duvidar ou questionar a vontade de Deus, quanto a Ele escolhê-la para ser mãe de seu Filho. Ela ouviu  as palavras do anjo e acreditou.

3.    Uma mulher piedosa que quer entender os planos de Deus (Oséias 6:3a)
v.34 – “Como será isto...?” - Maria revela aqui, não que tem dúvidas da Palavra de Deus, mas que em sua forma humana e pecadora, não compreende os desígnios de Deus, mas quer entende-los.

4.    Uma mulher que crê que Deus realiza o que parece impossível aos homens (Lucas 1:37)
v.35-38 - Maria ouve as palavras do anjo, a explicação e crê. Entende o plano de Deus. Ela não contesta, não reclama, não arranja desculpas para não fazer parte do plano.

5.    Uma mulher que é serva fiel e obediente. (Mateus 25:23)
v.39 - Quando o anjo acaba de explicar, Maria se submete à vontade do Pai, como serva e uma mulher obediente. Ela ouve, crê e obedece. Nem mesmo se preocupa com o que vai lhe acontecer.

6.    Uma mulher que se dispõe a ajudar o próximo. (Gálatas 5:14)
LUCAS 1:39-45 – Sabendo que Isabel também vai dar a luz, Maria vai imediatamente ao seu encontro. Ela tem disposição em ajudar e fica 3 meses com Isabel – v.56.

7.    Uma mulher que reconhece Jesus como seu Salvador. (Atos 16:31)
LUCAS 1:46-49 - Maria reconhece necessitar de um Salvador – Jesus Cristo – aquele que ela mesma está a gerar em seu ventre. Maria reconhece que é pecadora e precisa de um Salvador, proclama sua fé Nele.

8.    Uma mulher que guarda a Palavra no coração. (Salmo 119:11)
LUCAS 2:8-19 – Após dar a luz, cumprindo as Escrituras, Jesus, José e Maria receberam a visita dos pastores. Maria nos ensina a comtemplar e meditar na Palavra de Deus e na vontade do Pai se realizando em nossas vidas.

9.    Uma mulher que entende a Palavra de Deus e sabe esperar (Salmo 40:1)
LUCAS 8:19-21 – Quando Maria vai ao encontro de Jesus, Ele ensina que mãe e irmãos são os que o seguem. Se Maria não entendesse a Palavra de Deus e ensoberbeceria e exigiria atenção imediata.

10.  Uma mulher que reconhece que só Jesus faz milagres e devemos obedecê-lo (Jo 20:29-31)
JOÃO 2:1-5: v.5 – “Fazei tudo o que Ele vos disser.” - Maria não deu ordens, não realizou milagres. Antes ela indicou quem era capaz de fazê-los: JESUS. Ela indicou aos serventes a quem deveriam ouvir e obedecer. Este foi e é o único mandamento de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Que possamos, a exemplo de Maria, ter sempre uma atitude de submissão e entrega a Deus.


"Então, disse Maria: 
Aqui está a serva do Senhor; 
que se cumpra em mim 
conforme a tua palavra. 
E o anjo se ausentou dela." 
LUCAS 1:38


Que nossa atitude diante de Deus seja sempre de submissão e obediência ao Pai!


Muita paz, alegria e ricas bençãos no Senhor!

Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
estudante de teologia
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Estudo Bíblico preparado e ministrado por mim: KÁTIA TRIBIOLLI para ensino de adultos em uma quarta-feira, no dia 21/01/2015, na IPB de Fronteira-MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls