31 de julho de 2016

Pregar? Evangelizar ou proclamar?

QUAL SERIA O CORRETO A DIZER: PREGAR A PALAVRA, EVANGELIZAR OU PROCLAMAR A PALAVRA?


Homens pregam... mulher não...
Mulher não pode pregar...
Mulher não pode ser pastora...
Mulher não pode usar o púlpito
Só os homens pregam...


Infelizmente há grande briga no meio cristão-evangélico-gospel se mulheres podem ou não pregar...

A grande maioria entende e aponta que somente os homens podem PREGAR. Mas não é este o intuito deste post, decidir, apontar ou responder se mulheres podem ou não pregar. Vamos analisar se há diferença entre PREGAR, EVANGELIZAR ou PROCLAMAR.

Com o auxílio do Dicionário Aurélio Online vamos verificar o significado:

PREGAR: 1. Anunciar do púlpito a palavra de Deus; 2 Louvar, exaltar, preconizar; 3. Propagar, apregoando, evangelizando; 6 Pronunciar sermões; 7 Evangelizar; 8 Propagar o cristianismo.

EVANGELIZAR: 1 Proceder à evangelização em (algum lugar) ou entre (alguns indivíduos ou povo); 2 Levar o Evangelho a; 3 Missionar.


PROCLAMAR: 1 Anunciar em público e em voz alta; 2 Aclamar; 3 Publicar, promulgar.

Portanto é nítido que a diferença entre os termos e seus significados são mínimas. PREGAR tem o mesmo sentido de EVANGELIZAR1 Proceder à evangelização em (algum lugar) ou entre (alguns indivíduos ou povo); 2 Levar o Evangelho a. A diferença é que quando se PREGA normalmente isso acontece em meio ao culto e no PÚLPITO, enquanto que o EVANGELIZAR acontece em qualquer lugar. 

Mas há também momentos em que em meio à EVANGELIZAÇÃO é necessário PREGAR, no sentido de ensinar a Palavra, propagar o Evangelho do Senhor.

PROCLAMAR: toda vez e em todo o tempo que você fala a Palavra de Deus, você está publicando, promulgando, espalhando a semente do Evangelho, então neste sentido você está sim EVANGELIZANDO.

O IDE do Senhor nos diz para: ir por todo mundo e para PREGAR o Evangelho a todos. Então neste sentido: PREGAR, EVANGELIZAR e PROCLAMAR tornam-se sinônimos. É fato que neste contexto o Senhor Jesus enviou seus APÓSTOLOS, e muitos aproveitam esse contexto para dizer que mulheres não podem PREGAR...

Mas então fica a pergunta: Só homens podem PREGAR? As mulheres não podem pregar a Palavra? Ou proclamar? Evangelizar? Se fosse assim, Jesus teria sido específico, então provavelmente Ele diria: IDE,  HOMENS... ou IDE SÓ OS HOMENS PREGAR O EVANGELHO.

Nós mulheres somos tão chamadas quanto os homens a pregar o Evangelho, evangelizar, proclamar a Palavra. Não é preciso um púlpito para se pregar. Ou acaso somente os homens tem o direito de ser salvos? E de pregar a Palavra? Ou quando fosse alcançada uma vida feminina então deveria se dizer assim: você não prega, não fala de Deus para ninguém, guarda a Palavra só para você.

QUANTA IGNORÂNCIA!!! Somos todos chamados a pregar e proclamar o Evangelho de Cristo: Homens e mulheres, adultos e crianças, idosos e jovens. Todos são chamados, sem exceção. Até porque precisamos de muitos trabalhadores para a seara do Senhor, assim como diz essa canção:

"Enviai Senhor, muitos operários para a vossa messePois a messe é grande Senhor e os operários são poucos."

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, 
pregai o evangelho a toda criatura.

MARCOS 16:15


Portanto, vamos todos pregar a Palavra e o amor de Deus ao próximo!



Muita paz, alegria e ricas bençãos no Senhor!
Missionária KÁTIA TRIBIOLLI
Evangelista KÁTIA TRIBIOLLI CORRÊA
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte(s)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AJUDE a manter o programa MINISTRANDO O AMOR DE DEUS no ar.
>>> COLABORE AQUI<<<

2 comentários:

  1. Eu penso que a mulher poderia sim, ocupar o púlpito. Talvez reste alguma dúvida sobre se ela deve ser ordenada presbítera ou pastora. Pessoalmente não vejo problema algum nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o senhor, Pastor Josadac Santos, não vê problema em a mulher ser ordenada presbítera ou pastora. Graças a Deus o senhor tem uma visão ampla. Porque a grande maioria das igrejas e dos homens são taxativos em dizer que mulher não pode ser pastora. Muitos arrepiam do pé à cabeça só de saber que uma mulher vai pregar e usar o púlpito... kkk Bem, a intenção do post era falar sobre a pregação do Evangelho, o citar se uma mulher pode ou não pregar, usar o púlpito ou ser pastora foi só um chamariz... um marketing para a matéria, por isso que eu não encerrei ou cheguei numa conclusão se a mulher pode ou não ser pastora ou pregar no púlpito.

      Obrigada por participar do meu blog, volte mais vezes!
      Fique a vontade para participar e comentar.

      Muita paz, alegria e ricas bençãos do Senhor!

      Excluir

COMENTE!
Sua opinião é muito importante para o blog!
Deixe aqui sua opinião, sua crítica ou seu entendimento sobre o artigo.
ATENÇÃO! Nem todos os comentários serão aprovados!
Para maiores esclarecimentos sobre aprovação dos comentários acesse a página: SOBRE e leia nossa Política de Comentários.

Get Sharing Tolls